terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Visita ao Zoológico de Pomerode

      Os alunos dos 1º e 2º anos visitaram o Zoológico de Pomerode, juntamente com as professoras Irene, Eliane e Juliane, a fim de conhecer alguns animais e observar seus comportamentos.


      Um zoológico é um local específico para se manter animais, selvagens e domesticados, que podem ser exibidos ao público. Nele existem profissionais especializados, como veterinários e zootecnistas, que cuidam da alimentação, das jaulas, da saúde mental e física dos animais, entre muitas outras atividades.    
      Muitas vezes os zoológicos são criticados pelas pessoas que acreditam ser errado manter animais presos em cativeiro, mas outros argumentam que os zoológicos podem ajudar na preservação dos mesmos embora deslocados de seus ecossistemas naturais, tendo suas posições na rede alimentar rearranjadas por humanos.

      Os zoológicos possuem vários objetivos, dentre os quais estão a pesquisa, a preservação e a educação, sendo que a diversão é o menos relevante. Assim os zoológicos têm o papel de proteger os animais em vez de explorá-los.


Fonte: www.wikipedia.org

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia da Criança em Nossa Escola

       
      O Dia da Criança em nossa escola foi comemorado durante a Semana da Criança com muitas brincadeiras, teatros e músicas. Foram realizados momentos especiais para homenagear as nossas crianças e proporcionar um ambiente mais harmônico e divertido a todos.


      O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.


No Brasil, na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.


      Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Produção de Materiais Didáticos

Confira as fotos dos trabalhos realizados pelos alunos dos 4º anos de nossa Escola, coordenados pela professora Shirley, na qual objetivou-se construir materiais didáticos por   meio de resíduos        reutilizáveis, percebendo-se a importância da reutilização de amteriais, promovendo a conscientização ambiental. Foram construídos bonecos, sacolas retornáveis, mapas, murais e muitos outros materiais utilizados para fins didáticos e lúdicos.


      A reutilização também é uma forma de redução, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados.Consiste no aproveitamento de produtos sem que estes sofram quaisquer tipos de alterações ou processamento complexos (só passam, por exemplo, por limpeza).


Existem inúmeras formas de reutilização, dependendo da criatividade do gerador. Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas, modificando sua aparência e finalidade. Faça de uma garrafa um vaso de plantas, ou de uma camisa velha um pano de chão. Ainda que não se encontre uma forma imediata para a reutilização, muitos produtos devem ser considerados como reutilizáveis e então serem guardados para um momento posterior.

Mapa do Brasil

Sacolas retornáveis
Fonte: http://mundodolixo.tripod.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Construção de Terrário

     
      A professora Mariluce elaborou com seus alunos dos 3º anos A e B um terrário a fim de estudar o solo, o desenvolvimento das plantas, o ciclo da água e outros temas de ecologia que foram surgindo no decorrer das aulas.

 Elaboração dos terrários

      O terrário é um recipiente de vidro com pedras, carvão, terra, areia e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural.
      Mas essa não é a única versão. Existem outras e cada uma delas possibilita um estudo específico. "É possível acompanhar a germinação de diferentes sementes e ver como se comportam pequenos animais, como as joaninhas e os grilos, nesse espaço".
Galerinha rumo à construção do terrário

      Os terrários devem ser construídos de maneira que possam imitar o habitat natural das espécies, com plantas, rochas, etc. Também podem ser simples caixas com um vidro na frente, forradas com jornal. Em seu interior, apenas o necessário para o conforto do animal, pondo a estética de lado.
      O modo pelo qual se confecciona um terrário está diretamente relacionado aos fins para os quais o construímos e com o tipo de animal que ali será mantido. Se pretendemos confeccionar um terrário para expor animais em um zoológico, é evidente que temos de tentar recriar em detalhes o ambiente das espécies a serem exibidas. Se a exposição não é o caso, podemos manter os animais em terrários sem nenhum compromisso estético, mas sempre visando a higiene e o conforto dos eventuais habitantes.

Terrários construídos pelos alunos dos 3 anos A e B.

      Ele permite observar o funcionamento do mundo natural: observando o terrário, podemos compreender melhor o ciclo da água e das plantas, e até entender como os animais nascem, vivem e morrem.
Fonte: www.wikipedia.org

Materiais necessários para a construção do Terrário
    * Recipiente transparente de boca larga;
    * (Podem ser usados um aquário de vidro ou garrafa de PET);
    * Areia;
    * Terra vegetal com adubo;
    * Pedrinhas ou cascalho;
    * Carvão vegetal triturado;
    * Plantas pequenas que gostam de água como: musgos, bromélias, azaléias, plantas carnívoras.
    * Pequenos animais como formigas, aranhas, joaninhas, caramujos, minhocas;
    * Filme plástico para fechar o terrário ou tampa de vidro;
    * Ferramentas de jardinagem ou colheres e facas para auxiliar na hora do plantio das mudas;
Fonte: http://pontociencia.org.br

Parabéns à professora Mariluce pela dedicação e seus alunos pela realização dos maravilhosos terrários.
   

Reutilização e Consciência Ambiental

      A professora Shirley desenvolveu vários trabalhos com os alunos dos 4º anos referente a reutilização de materiais como papel e plástico, objetivando incentivar a consciência ambiental no que se refere a reutilização de materiais recicláveis. Pode-se  observar como exemplo a construção da bandeira do Brasil fazendo relações com as aulas de Ciências, Geografia e História.
A professora faz do que poderia ser jogado ao lixo, ferramentas para ensinar a reutilizar e, consequentemente, a importância da preservação e educação ambiental.

Veja que aula legal!!!

                         Elaboração de trabalhos com materiais recicláveis.


 Construção da Bandeira do Brasil com tampinhas de garrafas pets.

Parabéns ao excelente trabalho da professora e aos alunos que realizam as atividades com o objetivo de sempre aprender mais!!

Desfile do Dia da Pátria

       
       O Dia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro) é um feriado nacional brasileiro celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.


      No Brasil, o Dia da Pátria é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do Presidente da República.  Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, sob a presença dos respectivos governadores, e em várias cidades em todo o país, como é o caso de nossa cidade, Joinville.

Fonte: www.wikipedia.org.br

Confira as fotos de nossos alunos  desfilando na semana da Pátria em homenagem ao nosso País!


Parabéns a todos que envolveram-se na organização deste evento!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Conhecendo os Pontos Turísticos de Joinville

A professora Shirley realizou uma saída para estudos com os alunos dos  4º anos A e B para conhecer os principais pontos turísticos de Joinville, entre eles o barco Príncipe III. Também visitaram a sede do Arroz Vila Nova e a Água Mineral Vila Nova , simbolizando as indústrias alimentícias. Os assuntos foram trabalhados em sala de aula e explorados na disciplina de Geografia. Após desenvolverem várias atividades sobre os conteúdos, decidiu-se realizar tais visitas supracitadas.
Fica claro que, o conhecimento construído após a visita toma sentido e significado diferente do que apenas aqueles que foram explorados em sala de aula.

Confira as fotos!! 

Barco Príncipe Joinville III 

O primeiro Iate Príncipe de Joinville começou a operar em 1988. Um Barco de pesca adaptado para turismo, com capacidade para transportar 65 passageiros. Com um roteiro muito semelhante ao atual, o Príncipe I fazia duas paradas extras (uma para almoço no Estaleiro, e outra na ilha da Rita para visitação)”.

Visando atender a forte demanda de verão, em 1992 um segundo barco foi incorporado à empresa, o Príncipe de Joinville II: uma escuna para 30 passageiros. O terceiro Príncipe surge, então, no ano de 1998, financiado pelo BNDES, após cinco anos de construção parte em Joinville e parte em Itajaí.


O nome das embarcações reflete parte da história da cidade: fundada em 9 de março de 1851, a maior cidade do estado tem este nome em homenagem ao francês François Ferdinand Phillippe, o Príncipe de Joinville, que recebeu, por ocasião de seu casamento com a princesa Francisca Carolina, um lote de terras no norte de Santa Catarina.

Em 1849, o Príncipe cedeu parte das terras à Sociedade Colonizadora de Hamburgo, que se encarregou de criar uma colônia nessas terras, e que no futuro se transformaria em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. 
 Fonte: http://www.barcoprincipe.com.br

Água Mineral Vila Nova

 Arroz Vila Nova

Parabéns pelo trabalho e iniciativa da professora Shirley!






terça-feira, 20 de setembro de 2011

Homenagem às nossas Diretoras


"Podemos fazer qualquer coisa em nossas vidas quando se trata de bens materiais, mas precisamos tomar o máximo de cuidado quando se trata de seres humanos. Para isso é importante pessoas que, com sua capacidade, sabedoria e honestidade possam contribuir para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos.


Portanto, vocês Diretoras são importantes nesta mudança: um ser que acredita na humanização através de suas ações em nossa Escola. Que neste seu dia Deus lhes deem muita Luz para enfrentar os desafios de sua função..."

É com muita satisfação que estamos aqui, para exaltar com primazia o trabalho magnífico das nossas gestoras, que incessantemente lidam com o bem estar da comunidade escolar.

 Parabéns às nossas diretoras Nivia Regina de Borba de Souza e Marilucia Heerdt"

“MAIS DO QUE MÁQUINAS PRECISAMOS DE HUMANIDADE...” – Charles Chapplin

Família João Bernardino

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Teatro: "Lixo que não é lixo"

      Os  alunos dos 4º anos de nossa escola assistiram a peça teatral "Lixo que não é lixo", tendo como principal objetivo incentivar a consciência ambiental na escola e na socidade. Confira as fotos!!!

     
      O espetáculo Lixo que não é lixo foi criado pela Cia Casa Teatral sob a encomenda da Ambiental Saneamento para o programa Cidade Limpa, Criança Feliz. A proposta teve criação cênica da atriz Daniele Pamplona e do diretor teatral Ordilei Soares e a supervisão técnica da bióloga Franciele Dordet, que também recebeu treinamento teatral para participar da montagem.

     
      A idéia central da montagem é abordar as temáticas referentes à conscientização da destinação adequada do lixo, da importância de reduzir, reutilizar e reciclar e da valorização dos profissionais que cuidam do lixo e da limpeza de nossa cidade, tudo isso de uma forma lúdica, criativa e cênica. O desafio foi incluir na cena uma profissional da área técnica (a bióloga) e fazê-la parte do espetáculo.

     
       A atriz Daniele Pamplona dá vida a GARIGATA uma simpática Gari que faz seu trabalho com carinho e alegria, mas anda cansada com o descaso das pessoas. Já a bióloga Franciele Dordet repassa na cena o seu conteúdo técnico de forma lúdica, sua personagem é uma bióloga mesmo, que chega no momento em que a Gari está trabalhando e a ensina mais sobre o trabalho que realiza, contando sobra a história do lixo, os cuidados de destinação, o lixão e o aterro sanitário, a importância do consumo consciente e de todos os serviços necessários para o cuidado com a limpeza de uma cidade. Juntas mesclando técnica com comédia as duas discorrem sobre os conteúdos de forma divertida. Não se trata de uma aula e sim de um encontro inusitado que traz ao público informação e diversão.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Visita ao Programa Casa Aberta da Eletrosul

      
Os alunos do 5º Ano B, juntamente com a professora Patrícia, visitaram o Programa Casa Aberta da Eletrosul em Joinville, com o objetivo de conhecer formas de economizar energia elétrica e entender de que forma é gerada e transportada a energia até nossas casas.  Na palestra  foram abordadas também  questões de segurança para com os aparelhos elétricos, jogos e músicas sobre o tema.


      Desde 1990, a Eletrosul desenvolve o Programa Casa Aberta, o qual é direcionado aos alunos que estão cursando o quinto ano do ensino fundamental em escolas localizadas até 50Km das instalações da Eletrosul. O Programa abre as portas para que os alunos conheçam a Empresa e aprendam a utilizar a energia elétrica com economia e segurança, recebendo informações sobre o processo de geração, transmissão e distribuição, bem como sobre o uso correto, cuidados e noções de conservação e combate ao desperdício.
  
Fonte: www.eletrosul.gov.br

terça-feira, 12 de julho de 2011

Convite para Exposição de Fotos


Convite

Os alunos dos 9º Anos da E. M. Prof. João Bernardino da Silveira Júnior juntamente com o professor de História - Pedro Romão Mickucz, convida à comunidade para prestigiar a I Exposição de Fotos da Escola

Imagens da Segunda Guerra: Aquela que não queremos repetir...”


Local: Biblioteca da Escola
Horário de visitação: 8:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30
Data: 02/08/2011 à 06/08/2011.




  

Venha prestigiar nossa exposição de fotos...  Contamos com a sua presença! 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vivendo em uma Cidade Feudal na Idade Medieval

     Os alunos dos 7º anos construíram maquetes nas aulas de história, com o professor Pedro tendo como objetivos entender o surgimento e a organização do sistema feudal e conhecer diferentes espaços que fazia parte do feudo.

Percebeu-se em geral, quando se fala de Idade Medieval, feudalismo, relação Senhor-vassalo, os alunos pouco se interessam pelo assunto, uma vez que é algo distante e abstrato para os educandos compreenderem.
     Nesse sentido, propôs-se às turmas que construíssem núcleos de comunidades feudas, com o intuíto de aproximar os assuntos teóricos verificados em sala, com a prática: construção de maquetes.


     Com trabalhos temáticos e diversificados que podemos despertar nos educandos, futuros historiadores ou somplesmente "amantes" de uma história viva e que influencia-nos diariamente. Aos pequenos que se despertaram por esse capítulo da História Medieval, o professor Pedro Romão, sugere contos e filmes que falam sobre a Idade Medieval. Bom divertimento nas páginas da História!!!!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Visita ao jornal A Notícia e ao Parque Zoobotânico


No dia 17 de junho, os alunos dos 4º anos de nossa escola foram visitar o Jornal A Notícia e o Parque Zoobotânico juntamente com a profª Shirley. Objetivou-se conhecer um meio de comunicação (imprensa) existente no município de Joinville e ampliar a ideia sobre textos jornalísticos, bem como montar um jornal da turma na sala informatizada pedagógica. E também, ter um outro olhar sobre os animais e seu hábitat, estabelecendo um paralelo entre o hábitat natural e o qual estão inseridos, no parque zoobotânico.

 
Leia a produção textual escrita pelo aluno Gustavo Nascimento do 4º ano B.

Visita ao Jornal A Notícia
     "A senhorita Kelly passou um vídeo num lugar chamado  anfiteatro e depois que ela passou o vídeo sobre como é o processo do jornal, nós fomos conhecer onde é feito o jornal.
     Ela mostrou um rolo de papel gigante que vem do Canadá e este rolo tem cerca de 60km, podendo ir até a cidade de Barra Velha se esticá-lo.
     Lá no jornal A Notícia, eles usam somente quatro cores de tinta para impressão do jornal, que são: azul, amarelo, preto e vermelho. Tem quatro torres que o jornal é passado. Duas torres são menores do que as outras. Após o jornal ser passado pelas torres, ele passa por uma máquina que empilha o jornal, depois é amarrado e levado numa caixa cheia de jornais.
     Voltamos para a escola com um ônibus muito confortável, pois tinha bastante espaço e recebemos um jornal do AN Escola.
Foi muito bom."

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A liberdade da borboleta

Nas aulas de ciências, a professora Shirley e seus alunos acompanharam o desenvolvimento do casulo até o nascimento da tão esperada borboleta. Logo após, os alunos foram até o jardim da escola para soltar a linda borboleta para a vida natural: o meio ambiente. Todos ficaram encantados com a elegância na qual a borboleta voou para o alto de uma árvore e ficaram observando os primeiros lugares em que a borboleta visitou.
Confira as fotos!!!! 

Parabéns à professora e aos alunos pela bela experiência!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Lagarta e a Germinação do Feijão

 Os alunos dos 4º anos da profª Shirley realizaram experiências como a germinação do feijão em algodão e observaram o desenvolvimento do casulo da lagarta.


De acordo com o estudado em sala, o que determina a cor verde nos vegetais é a clorofila, pigmento de cor verde. Para melhor compreender como isso acontece, os alunos dos 4º anos A e B, fizeram a experiência plantando grãos de feijão e regando todos os dias em copos com algodão.
Alguns copos foram colocados em frente à janela onde receberam luz do sol todos os dias, outros colocaram dentro do armário da sala.
Como resultado, percebeu-se que os que receberam luz do sol desenvolveram folhas de cor verde e os que ficaram no armário suas folhas ficaram amareladas.


  Na linguagem vulgar, chama-se lagarta ao primeiro estágio larval dos insetos da ordem lepidoptera. Têm o aspecto de vermes, por vezes segmentados e com os rudimentos dos três pares de patas característicos dos adultos. O estado seguinte chama-se pupa e geralmente forma-se dentro de um casulo.



Geralmente, as lagartas alimentam-se vorazmente e podem atingir tamanhos de mais de 10 cm, embora o inseto adulto raramente chegue a essas dimensões. Algumas alimentam-se de folhas de plantas e podem constituir uma praga nas culturas e jardins. Outras desenvolvem-se dentro de frutos em maturação – a mãe co loca os ovos dentro do ovário da flor e a larva alimenta-se do pericarpo ou mesmo da semente. 

Parabéns à profª Shirley que sempre inova suas aulas e aos alunos comprometidos a aprender!


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/lagarta

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia da Família na Escola


No dia sete de maio de dois mil e onze realizamos o dia da Família na Escola. Foi um dia muito especial para toda a comunidade escolar, no qual puderam contar com diversas atividades na escola tais como: contação de histórias, construção de bibolquês, construção de pipas, pinturas, manicure para a comunidade, visualização do blog escolar, lanches especiais, muitas danças e grupos musicais.
Confira algumas fotos....






A família João Bernardino agradece a presença de todos neste dia especial!