Os alunos dos 4º anos da profª Shirley realizaram experiências como a germinação do feijão em algodão e observaram o desenvolvimento do casulo da lagarta.
De acordo com o estudado em sala, o que determina a cor verde nos vegetais é a clorofila, pigmento de cor verde. Para melhor compreender como isso acontece, os alunos dos 4º anos A e B, fizeram a experiência plantando grãos de feijão e regando todos os dias em copos com algodão.
Alguns copos foram colocados em frente à janela onde receberam luz do sol todos os dias, outros colocaram dentro do armário da sala.
Como resultado, percebeu-se que os que receberam luz do sol desenvolveram folhas de cor verde e os que ficaram no armário suas folhas ficaram amareladas.
Na linguagem vulgar, chama-se lagarta ao primeiro estágio larval dos insetos da ordem lepidoptera. Têm o aspecto de vermes, por vezes segmentados e com os rudimentos dos três pares de patas característicos dos adultos. O estado seguinte chama-se pupa e geralmente forma-se dentro de um casulo.
Geralmente, as lagartas alimentam-se vorazmente e podem atingir tamanhos de mais de 10 cm, embora o inseto adulto raramente chegue a essas dimensões. Algumas alimentam-se de folhas de plantas e podem constituir uma praga nas culturas e jardins. Outras desenvolvem-se dentro de frutos em maturação – a mãe co loca os ovos dentro do ovário da flor e a larva alimenta-se do pericarpo ou mesmo da semente.
Parabéns à profª Shirley que sempre inova suas aulas e aos alunos comprometidos a aprender!
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/lagarta
12 comentários:
ficou muito bonita essa borboleta!!!
Essa borboleta e a cor dela é bem forte.
Geison
Nós achamos interessante a pesquisa, legal também vimos o casulo.
lucas,mychael
foi muito show eu levei uma lagarta que agora virou casulo para minha casa
foi muito legal eu ajudei e a juliana tambem ajudou.
esse trabalho foi muito loko eu adorei ajudar e esperimente fazer.
Achamos muito linda a borboleta do inverno.
Mariana ,Clara e Gabrieli
Agradeço o carinho dedicado a mim e a turma, também a colaboração em organizar os resultados. Buscar novos caminhos não é tão simples, mas partimos de situações que são tão simples,do próprio cotidiano vivido pelas crianças.A experiência da lagarta, partiu de uma situação surgida em discussão sobre os vegetais, no dia seguinte um garoto trouxe para observar em aula. Serviu para deixar a garotada eufórica e apreensiva com o resultado final.Muito obrigada!
ESTAMOS ACHANDO MUITO LEGAL APRENDER SOBRE ISTO ^_^,QUE LEGAL!!!
4ANO B
GABY
IRIS PALOMA DA COSTA FERREIRA.
adorei fazer esse trabalho com a prof shirley foi muito legal
Camilla
Essa turma e professora fazem trabalhos maravilhosos..../Parabéns!!!
foi muito legal .~.eu adorei esse trabalho ,parabéns!!!!!!!!♥♥♥♥♥
ane e guto to com saudades de vcs dois beijo da milla do 4 ano B
Olá!
Tenho um blog e na busca de uma imagem de plantação de feijão em algodão para ilustrar um post que vai ser publicado amanhã, no qual falo de semeaduras de uma forma comportamental, filosófica e poética, vou usar, referenciar e comentar uma foto de vocês, passem lá e divulguem se gostarem.
Bons estudos, boa interação, semeaduras e colheitas, paz e bem \o/
http://blogdtina.blogspot.com.br/
Postar um comentário