sexta-feira, 5 de março de 2010

Joinville 159 anos!

Nossa linda cidade está comemorando 159 anos, e por isso, no decorrer do mês de março, estaremos postando alguns trabalhos de alunos realizados na escola em homenagem a nossa cidade. Abaixo está um pouco da história, não deixe de ler!!


A historia de Joinville começa bem antes da data de 09 de março de 1851. A indícios de habitantes de aproximadamente 4.500 anos A.C., nos sambaquis, e sitios arqueológicos de Joinville. Mas foi no ano de 1837 no casamento de Dona Francisca Carolina (filha de Dom Pedro I), com o príncipe de Joinville da França François Ferdinand Philippe d'Orléans, que como dote de casamento recebeu uma área de terras de vinte e cinco léguas quadradas no Noroeste de Santa Catarina, dando inicio a colonização da nossa bela cidade. Mais tarde a Eurora sofria o golpe de Estado de 1848, e os príncipes de Joinville da França negociaram as terras do norte Catarinense com a Sociedade Colonizadora Alemã, pertencentes ao Senador, comerciante e proprietários de alguns navios, Christian Mathias Schroeder. A Europa neste momento estava vivendo a sombra da Revolução Industrial, e notícias de liberdade, riqueza e vida tranquila nos campos, moveram os primeiros imigrantes europeus a nossa terra, chegando à embocadura do Ribeirão Mathias, no Rio Cachoeira, a 09 de março de 1851, nascendo a então Colônia Dona Francisca. Em 1852, a vila passou a chamar Joinville.
No decorrer destes 159 anos nossa cidade consta com aproximadamente 497,331 hab (IBGE/2009), sendo a maior cidade do estado, a 31ª cidade com maior PIB do Brasil, e possuindo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado.
Joinville destacasse na industria sendo o terceiro maior polo industrial do sul do Brasil, destaca-se culturamente, no decorrer de décadas recebeu títulos de "Cidade dos Príncipes", "Cidade das Flores", "Cidade da Dança" e "Cidade das Bicicletas".

Parabéns Joinville!!!

As professoras Shirley e Sheila juntamente com os alunos do 3º ano C reproduziram a Barca Colon que veio com os primeiros imigrantes, vejam que lindo que ficou:



Não deixe de mandar seu comentário aqui no Blog da escola!!

Um comentário:

♥*´¯`*.¸¸.*´¯`*ESCOLA MUN.GOV.HERIBERTO HÜLSE *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥* disse...

oLÁ, ESCOLA MUN. GOV. HERIBERTO HULSE E PROFª REGINA , VISITAM ESTE BLOG...PARABÉNS...BJUS