Os alunos dos 4º anos da profª Shirley realizaram experiências como a germinação do feijão em algodão e observaram o desenvolvimento do casulo da lagarta.
De acordo com o estudado em sala, o que determina a cor verde nos vegetais é a clorofila, pigmento de cor verde. Para melhor compreender como isso acontece, os alunos dos 4º anos A e B, fizeram a experiência plantando grãos de feijão e regando todos os dias em copos com algodão.
Alguns copos foram colocados em frente à janela onde receberam luz do sol todos os dias, outros colocaram dentro do armário da sala.
Como resultado, percebeu-se que os que receberam luz do sol desenvolveram folhas de cor verde e os que ficaram no armário suas folhas ficaram amareladas.
Na linguagem vulgar, chama-se lagarta ao primeiro estágio larval dos insetos da ordem lepidoptera. Têm o aspecto de vermes, por vezes segmentados e com os rudimentos dos três pares de patas característicos dos adultos. O estado seguinte chama-se pupa e geralmente forma-se dentro de um casulo.
Geralmente, as lagartas alimentam-se vorazmente e podem atingir tamanhos de mais de 10 cm, embora o inseto adulto raramente chegue a essas dimensões. Algumas alimentam-se de folhas de plantas e podem constituir uma praga nas culturas e jardins. Outras desenvolvem-se dentro de frutos em maturação – a mãe co loca os ovos dentro do ovário da flor e a larva alimenta-se do pericarpo ou mesmo da semente.
Parabéns à profª Shirley que sempre inova suas aulas e aos alunos comprometidos a aprender!
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/lagarta