domingo, 27 de junho de 2010

As crianças do 2º ano tiveram a oportunidade de viajar pela história de nosso país. Iniciamos falando sobre os nativos. Estudamos aspectos culturais e também a sua realidade atual. Livros, objetos foram explorados e a música Curumim Chama Cunhatã de Jorge Ben Jor.




Nossa viagem continuou com o livro FAZ MUITO TEMPO de Ruth Rocha...



Depois de se deliciar com o livro de Ruth Rocha, foi ficando cada vez mais claro a presença dos indíos antes dos portugueses no Brasil e reconhecendo eles como verdadeiros dono de nossa terra. Como se sabe... criança precisa viver, reviver, sonhar, inventar, recriar para construir o seu conhecimento e então outro vídeo foi compartilhado para esclarecer algumas dúvidas e criar outras. (ATENÇÃO: O vídeo abaixo foi explorado até a parte das imagens fotográficas, a parte das histórias em quadrinhas não foi trabalhada.)



O quadro de Vitor Meirelles também fez parte da viagem pela história, as crianças apreciaram a obra com atenção e curiosidade.



Todas as atividades realizadas tinham como objetivo provocar a curiosidade, na busca de uma aprendizagem significativa e crítica. Se apropriando de vários recursos as crianças começaram de compreender e conhecer a história da chegada dos portugueses no Brasil e a sua influência sobre a realidade dos nativos. A música Pindorama de Paulo Tatit em Palavra Cantada contribuiu também nesta nossa "viagem".



Também começamos a reproduzir o que estávamos aprendendo e uma história em quadrinhos gigante foi a proposta.







Combinamos de ir visitar o Memorial do Descobrimento em Araquari para finalizar nossa viagem...
Com certeza a aprendizagem foi significativa e as crianças tiveram a oportunidade de explorar o mesmo tema em várias linguagens...






Agora mais um pouquinho da alegria das crianças em ir para uma aula de campo...



3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns pelo magnífico trabalho professora Irene!
Com certeza você está fazendo A DIFERENÇA no ensino de seus alunos!
Um Abraço,
Profº Tiago.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.