segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Passeio na Zona Rural de Joinville

O 4º ano A da professora Shirley e o 5º ano A do professor Herton tiveram um dia de aula muito interessante e divertido.

Eles realizaram um passeio de estudos na propriedade da Família Schoroeder.

O projeto Viva Ciranda que é uma iniciativa da Fundação Turística de Joinville que tem como objetivo mostrar, a crianças, o modo de vida no campo, além de proporcionar a vivência do cotidiano rural.

Photo Flipbook Slideshow Maker


Os Alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a horta e as plantações.


Uma horta é uma festa para os cinco sentidos.
 Boa de cheirar, ver, ouvir, tocar e comer.
(Rubem Alves)
Photo Flipbook Slideshow Maker


Photo Flipbook Slideshow Maker
Também puderam apreciar e vivenciar bons momentos com os animais...

Tirar o leite da cabra, recolher os ovos das galinhas...

Photo Flipbook Slideshow Maker

INTERCÂMBIO CULTURAL


  







 

INTERCÂMBIO CULTURAL
UM TEMPO PARA CONHECER,
VIVER E COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS.

BRASIL/EQUADOR/ALEMANHA

Nos meses de Agosto e Setembro, nossa Escola  participou do Projeto “Intercâmbio Cultural”, convite este da AIESEC (organização cultural reconhecida pela UNESCO, atuante em diversos países), acolhendo três intercambistas universitárias: Maria Isabel Baez Torres (Equador), Anika Waschkawitz e Melanie Remmele (Alemanha).
Durante este período a aproximação das culturas revelou semelhanças e diferenças, trazendo à tona a motivação e o desejo de compartilhar as experiências, conhecendo um pouco mais do modo de viver de outros países, bem como apresentar determinados aspectos da cultura brasileira.

Por meio de questionamentos, elaborados pelos estudantes as intercambistas organizaram apresentações e conversas, trazendo informações e desejando conhecer também o Brasil.


Na programação também aconteceram encontros com a comunidade, como no dia da Família na escola, com a colaboração de Isabel, Anika e Melanie. 

Durante as semanas participaram das aulas do apoio pedagógico, jogando com as crianças; ouviram histórias brasileiras e depois produziram e brincaram com a arte; jogaram xadrez com os estudantes; foram convidadas a degustar frutas, guloseimas e bebidas de nossa cultura, tudo organizado em oficinas por estudantes dos anos finais, bem como leram sobre lendas do folclore brasileiro. 

Trouxeram informações relevantes aos conteúdos de Geografia, envolvendo-se nestas aulas. Com as crianças do 4º ano, foram até o projeto “Cidadania no Trânsito”, desenvolvido em nosso município, e para celebrar o Dia da Independência do Brasil marcharam com alguns estudantes no Desfile Cívico. 

No dia 27 de setembro, para finalizar, promoveram o GLOBAL VILLAGE, oficinas organizadas, neste caso com a presença de mais cinco estudantes estrangeiras (Colômbia e Polônia), mobilizando intensamente a escola.




Com certeza foi muito gratificante esta troca de conhecimentos que trouxe para todos novos aprendizados.