segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia da Criança em Nossa Escola

       
      O Dia da Criança em nossa escola foi comemorado durante a Semana da Criança com muitas brincadeiras, teatros e músicas. Foram realizados momentos especiais para homenagear as nossas crianças e proporcionar um ambiente mais harmônico e divertido a todos.


      O Dia Mundial da Criança é oficialmente 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança.Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.


No Brasil, na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.


      Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos no Brasil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Produção de Materiais Didáticos

Confira as fotos dos trabalhos realizados pelos alunos dos 4º anos de nossa Escola, coordenados pela professora Shirley, na qual objetivou-se construir materiais didáticos por   meio de resíduos        reutilizáveis, percebendo-se a importância da reutilização de amteriais, promovendo a conscientização ambiental. Foram construídos bonecos, sacolas retornáveis, mapas, murais e muitos outros materiais utilizados para fins didáticos e lúdicos.


      A reutilização também é uma forma de redução, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados.Consiste no aproveitamento de produtos sem que estes sofram quaisquer tipos de alterações ou processamento complexos (só passam, por exemplo, por limpeza).


Existem inúmeras formas de reutilização, dependendo da criatividade do gerador. Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas, modificando sua aparência e finalidade. Faça de uma garrafa um vaso de plantas, ou de uma camisa velha um pano de chão. Ainda que não se encontre uma forma imediata para a reutilização, muitos produtos devem ser considerados como reutilizáveis e então serem guardados para um momento posterior.

Mapa do Brasil

Sacolas retornáveis
Fonte: http://mundodolixo.tripod.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Construção de Terrário

     
      A professora Mariluce elaborou com seus alunos dos 3º anos A e B um terrário a fim de estudar o solo, o desenvolvimento das plantas, o ciclo da água e outros temas de ecologia que foram surgindo no decorrer das aulas.

 Elaboração dos terrários

      O terrário é um recipiente de vidro com pedras, carvão, terra, areia e plantas que permite observar o funcionamento do mundo natural.
      Mas essa não é a única versão. Existem outras e cada uma delas possibilita um estudo específico. "É possível acompanhar a germinação de diferentes sementes e ver como se comportam pequenos animais, como as joaninhas e os grilos, nesse espaço".
Galerinha rumo à construção do terrário

      Os terrários devem ser construídos de maneira que possam imitar o habitat natural das espécies, com plantas, rochas, etc. Também podem ser simples caixas com um vidro na frente, forradas com jornal. Em seu interior, apenas o necessário para o conforto do animal, pondo a estética de lado.
      O modo pelo qual se confecciona um terrário está diretamente relacionado aos fins para os quais o construímos e com o tipo de animal que ali será mantido. Se pretendemos confeccionar um terrário para expor animais em um zoológico, é evidente que temos de tentar recriar em detalhes o ambiente das espécies a serem exibidas. Se a exposição não é o caso, podemos manter os animais em terrários sem nenhum compromisso estético, mas sempre visando a higiene e o conforto dos eventuais habitantes.

Terrários construídos pelos alunos dos 3 anos A e B.

      Ele permite observar o funcionamento do mundo natural: observando o terrário, podemos compreender melhor o ciclo da água e das plantas, e até entender como os animais nascem, vivem e morrem.
Fonte: www.wikipedia.org

Materiais necessários para a construção do Terrário
    * Recipiente transparente de boca larga;
    * (Podem ser usados um aquário de vidro ou garrafa de PET);
    * Areia;
    * Terra vegetal com adubo;
    * Pedrinhas ou cascalho;
    * Carvão vegetal triturado;
    * Plantas pequenas que gostam de água como: musgos, bromélias, azaléias, plantas carnívoras.
    * Pequenos animais como formigas, aranhas, joaninhas, caramujos, minhocas;
    * Filme plástico para fechar o terrário ou tampa de vidro;
    * Ferramentas de jardinagem ou colheres e facas para auxiliar na hora do plantio das mudas;
Fonte: http://pontociencia.org.br

Parabéns à professora Mariluce pela dedicação e seus alunos pela realização dos maravilhosos terrários.
   

Reutilização e Consciência Ambiental

      A professora Shirley desenvolveu vários trabalhos com os alunos dos 4º anos referente a reutilização de materiais como papel e plástico, objetivando incentivar a consciência ambiental no que se refere a reutilização de materiais recicláveis. Pode-se  observar como exemplo a construção da bandeira do Brasil fazendo relações com as aulas de Ciências, Geografia e História.
A professora faz do que poderia ser jogado ao lixo, ferramentas para ensinar a reutilizar e, consequentemente, a importância da preservação e educação ambiental.

Veja que aula legal!!!

                         Elaboração de trabalhos com materiais recicláveis.


 Construção da Bandeira do Brasil com tampinhas de garrafas pets.

Parabéns ao excelente trabalho da professora e aos alunos que realizam as atividades com o objetivo de sempre aprender mais!!

Desfile do Dia da Pátria

       
       O Dia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro) é um feriado nacional brasileiro celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.


      No Brasil, o Dia da Pátria é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do Presidente da República.  Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, sob a presença dos respectivos governadores, e em várias cidades em todo o país, como é o caso de nossa cidade, Joinville.

Fonte: www.wikipedia.org.br

Confira as fotos de nossos alunos  desfilando na semana da Pátria em homenagem ao nosso País!


Parabéns a todos que envolveram-se na organização deste evento!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Conhecendo os Pontos Turísticos de Joinville

A professora Shirley realizou uma saída para estudos com os alunos dos  4º anos A e B para conhecer os principais pontos turísticos de Joinville, entre eles o barco Príncipe III. Também visitaram a sede do Arroz Vila Nova e a Água Mineral Vila Nova , simbolizando as indústrias alimentícias. Os assuntos foram trabalhados em sala de aula e explorados na disciplina de Geografia. Após desenvolverem várias atividades sobre os conteúdos, decidiu-se realizar tais visitas supracitadas.
Fica claro que, o conhecimento construído após a visita toma sentido e significado diferente do que apenas aqueles que foram explorados em sala de aula.

Confira as fotos!! 

Barco Príncipe Joinville III 

O primeiro Iate Príncipe de Joinville começou a operar em 1988. Um Barco de pesca adaptado para turismo, com capacidade para transportar 65 passageiros. Com um roteiro muito semelhante ao atual, o Príncipe I fazia duas paradas extras (uma para almoço no Estaleiro, e outra na ilha da Rita para visitação)”.

Visando atender a forte demanda de verão, em 1992 um segundo barco foi incorporado à empresa, o Príncipe de Joinville II: uma escuna para 30 passageiros. O terceiro Príncipe surge, então, no ano de 1998, financiado pelo BNDES, após cinco anos de construção parte em Joinville e parte em Itajaí.


O nome das embarcações reflete parte da história da cidade: fundada em 9 de março de 1851, a maior cidade do estado tem este nome em homenagem ao francês François Ferdinand Phillippe, o Príncipe de Joinville, que recebeu, por ocasião de seu casamento com a princesa Francisca Carolina, um lote de terras no norte de Santa Catarina.

Em 1849, o Príncipe cedeu parte das terras à Sociedade Colonizadora de Hamburgo, que se encarregou de criar uma colônia nessas terras, e que no futuro se transformaria em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina. 
 Fonte: http://www.barcoprincipe.com.br

Água Mineral Vila Nova

 Arroz Vila Nova

Parabéns pelo trabalho e iniciativa da professora Shirley!