quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Caricaturas em homenagem aos Professores

Os alunos do 3º Ano C  da professora Shirley, representaram alguns professores em forma de caricaturas que foi expostas na escola em homenagem ao dia dos professores. A professora vem trabalhando com o projeto A Minha Escola e um dos temas abordados foi a evolução da escola. Assim, objetivou-se compreender a evolução da escola e sua função social, valorizando o espaço que ela garante aos estudantes. A atividade envolveu disciplinas como história, no qual os alunos relacionaram os fatos ligados à escola, desde a fundação e a localização da escola aos pontos de referência. Em Ciências, o enfoque foi no reconhecimento da importância do cuidado físico para  manter a escola e compreender a importância da imunização  com vacinas para os alunos. Em matemática aplicou-se os conhecimentos em geometria, estatística e cálculos; Em português realizou-se leituras de textos para ampliar os conhecimentos sobre o tema, produção textual e reestruturação e reescrita de textos e trabalhos. Finalmente, na disciplina de artes, com a professora Sheila, os alunos construíram caricaturas de alguns professores da escola. 
Confira!!


Leia a produção textual escrita pela aluna Letícia Ferreira da Silva.

A Escola
"Os professores de antigamente 
eram muito maus, batiam na mão
com a palmatória e davam castigo para os alunos.

Agora os professores
não são maus, 
agora são bem legai, não brigam.
As escolas eram bem diferentes.

 Agora a escola é limpa 
para quando chegarmos
estar limpinha e legal. 
Eu gosto mais das plantas da escola.

Antes eles levavam 
os materiais no saco de feijão,
arroz, açũcar ou sacolas plásticas.


Agora tem biblioteca, artes, 
educação física, informática 
e tem merenda gostosa.
Tem bastante professores, alunos,
diretora, serventes, merendeiras.
Tem um parquinho para as crianças..."



Alguns depoimentos legais:
" Eu tenho uma professora que se chama Shirley, ela é muito legal.
Também tenho uma professora muito maluquinha e engraçada e ela se chama Sheila, de artes. Ela conta histórias que nós nem imaginávamos.  E tenho outra professora que se chama Miriam, de educação física... Ela é simpática que só vendo." (Davi)
A professora de inglês chama-se Rute, ela é show e nos ensina a falar em inglês.(Pablo).

Parabéns pelos trabalhos professoras e alunos!!!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Contação de Histórias na Biblioteca


A contação de histórias é realizada em nossa Escola pelas professoras Rosalina e Sheila que encantam nossos alunos com histórias maravilhosas.
A experiência de contar histórias é uma antiga arte ligada à essência do ser humano.As narrativas tradicionais é expressão em imagens as verdades mais profundas da vida.
Era uma vez... histórias de heróis, santos príncipes e princesas, bruxas e dragões, mexem com a fantasia, com os sonhos e ajudam crianças e adultos a superarem, com simplicidade e beleza, muitos conflitos. É um convite a sonhar e a viajar para lugares e situações diferentes...
" Contar uma história é dar um presente de amor" - Lewis Carrol

 
Confira o depoimento de algumas alunas do 4º ano C da professora Sônia, sobre a contação de história do livro: Menina bonita do laço de fita de Ana Maria Machado.

" Na historinha o coelho viu a menina negrinha e achou muito bonita, queria ter uma filha igualzinha ela. Aprendemos que não precisamos ter preconceitos, porque na história não existia e todos somos iguais, não importando a cor." 
 Pamela, Sara e Júlia

Que legal ouvir esses relatos após ter aprendido uma lição de cidadania através de uma história contada de forma lúdica.
Parabéns a todos!!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cidadania em Ação


Confira uma das nossas oficinas realizadas por meio do Projeto Jovens de Atitude - PJA, com orientação do professor Léo, na qual os alunos criaram poesias, músicas e murais com o tema: Cidadania.  Neste trabalho, objetivou-se formar cidadãos conscientes, participativos e multiplicadores de ações, compartilhando assim, seus conhecimentos e experiências.


Veja um dos trabalhos realizados:

Cidadania
O que é cidadania?
É ser cidadão.
Não só ter direitos, 
Mas ter obrigações. 
Não só reivindicar, 
Mas colaborar. 
Não pensar em agitar,
Mas em raciocinar. 
Dar tempo ao tempo, 
Que o próprio tempo nos mostra, 
Que cidadão é aquele que honra a Pátria 
e a reveste de integridade. 
Ser capaz de fazer a paz. 
De ordenar a sociedade. 
De unir os povos. Cidadãos... 
perdão se prá você foi pouca explicação!

Autores: Bruna Voigt, Camila Tonholi, Raquel Fernanda, Kathlleen Souza, Felipe Richter, Mateus Romano.
               

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Hoje é o nosso dia: O Dia do Professor!


Ser professor é:

"Ser professor é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. Ser professor é verdadeiramente estar comprometido com as pessoas, não  somente com o conhecimento, mas acima de tudo, com o bom uso desses conhecimentos. O professor é um profissional comprometido com o conhecimento, a fim de evoluir a consciência do ser humano na sua complexidade. Ser professor é trabalhar o desconhecido que mora dentro de cada criança, de modo que se torne claro aos seus olhos, para que assim possa crescer e ver a sua maravilhosa contribuição numa sociedade consciente e melhor."   

              
A Escola João Bernardino parabenizou todos os professores com um delicioso café e lembrancinhas para serem guardadas e relembradas com bastante carinho, neste dia 15/10/10.




Parabéns Professores da Família João Bernardino e que Deus os abençoe nesta maravilhosa profissão que é ser professor!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dia das Crianças em nossa Escola

A Escola João Bernardino, juntamente com o apoio financeiro do Projeto Jovens de Atitude, proporcionou um dia da criança especial na última sexta-feira, 08/10/2010, para todos os alunos.
A Cia Casa Teatral de Joinville, veio abrilhantar o nosso dia das crianças com o teatro "Histórias de Parquinho" para os alunos do 1º ao 5º Ano. A peça relatou sobre um espaço de liberdade e descoberta, aonde nos tornamos desbravadores, fazemos amigos, dividimos segredos ou sonhamos sozinhos e criamos mundo inimagináveis... Quem não passou horas e horas no balanço, no escorrega, chegou em casa cheio de areia ou ficou no gira-gira. O parquinho de todo dia, seja na escola, na pracinha ou no condomínio, traz recordações dos tempos de criança, das crianças de hoje, das mães e pais e porque não das professoras e professores.

Também, para os alunos do 6º ao 9º Ano, foi apresentando a peça teatral "Atos de Liberdade", contando a história de um viajante buscando seu caminho. As estradas eram diversas e ele precisava decidir. Entre mapas, rotas e apetrechos de viagem, o viajante descobre que seus sonhos são os melhores guias para a felicidade. Esse espetáculo de contação de histórias trabalha com trechos de contos e poemas de Lygia Bojunga, Clarice Lispector e Raquel de Queiróz. De forma bem humorada e poética fala dos sonhos de qualquer jovem aventureiro e dos percalços do caminho.

Foi um dia super especial para todos nós!! Parabéns a todos nós, que também temos um pouco de criança em nossa vida.

BOLINHO DE FEIJÃO

O 2º Ano A, está estudando a influência da cultura afro, e a culinária faz parte deste repertório.
Para tanto a avó da aluna Evelyn foi convidada para fazer um bolinho de feijão. A receita segue abaixo:

BOLINHO DE FEIJÃO DA DONA LÍGIA


INGREDIENTES

1 XÍCARA DE FEIJÃO COZIDO FRIO
1 OVO
5 COLHERES DE FARINHA DE MANDIOCA
1 COLHER DE TRIGO
TEMPERO VERDE A GOSTO
ÓLEO PARA FRITAR

MODO DE PREPARO

PEGAR O FEIJÃO E MISTURAR COM O OVO. MISTURAR OS OUTROS INGREDIENTES E FRITAR.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cidadania

A professora Shirley realizou com seus alunos do 3º ano C, um mural sobre o tema Cidadania, objetivando-se adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando o direito à vida plena num ambiente preservado e saudável, demonstrando ações positivas.
Parabéns!!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Construção de Jogos Educativos

Os alunos construíram jogos educativos sobre a contribuição da CGU - Controladoria Geral da União, para a sociedade, objetivando também verificar os desafios de história. O trabalho foi realizado com o professor Pedro na disciplina de História e integrando as professoras de séries iniciais, Denise e Sônia, envolvendo seus alunos nesta construção de conhecimentos.
Num primeiro momento foram verificados os desafios de história. Logo após, os alunos reuniram-se em grupos escolhidos para decidirem os jogos e o material utilizado para a confecção. Utilizou-se a sala de informatica para que os alunos pudessem acessar o portal da CGU: www.portalzinho.cgu.gov.br/concursos, como ferramenta de complementação para os jogos que foram construídos. 
Faz-se necessário ressaltar que este projeto possibilitou despertar nos educandos o interesse em participar da vida política, mesmo sem ter idade para votar, mas ser um cidadão para fiscalizar.
Parabéns!!!

Ação Preventiva PJA - Violência Doméstica

Um dos temas abordados nos últimos dias pelo Projeto Jovens de Atitude  (PJA) foi a violência doméstica, objetivando-se conscientizar a comunidade escolar do sério problema que estamos enfrentando em nossa sociedade.
Assim, os líderes do projeto (alunos) prepararam uma palestra focando a violência contra crianças, adolescentes, deficientes, mulheres e idosos com apresentação de fotos em data show. Abordaram também a respeito da violência econômica-financeira, psicológica, física e negligência para com as pessoas.
A palestra foi bastante produtiva, atingindo principalmente os alunos das séries finais do ensino fundamental. Parabéns a todos que participaram!