segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia da Família na Escola – 15/05/2010

No dia 15 de maio nossa Escola proporcionou um momento diferenciado para a comunidade escolar. Como abertura, houve a apresentação de alguns alunos do Projeto Jovem em Ação, coordenado pelo professor de violão Dema, em seguida houve várias homenagens às mães, coordenado pelas professoras Marilene, Irene, Eliane, Juliane, Cláudia, Herton, Shirley, Sônia, Rosana e Denise. Também podemos apreciar as apresentações realizadas pelos líderes do Projeto Jovens de Atitude e integrantes do Projeto Cantando na Escola, coordenado pela professora Linéa. Foi um dia especial, no qual foram desenvolvidas algumas Oficinas como Bilboquê, Xadrez, Massinha, Pingue-pongue, Contação de Histórias, Blog Escolar e Dinâmicas.
Obrigado a todos que contribuíram para a organização deste dia na escola!!

Confira o depoimento de uma de nossas alunas:
“Ao chegar na escola deparei-me com uma grande multidão... eram os pais que vieram participar de um dia especial. Primeiramente foram feitas as apresentações, valorizando a nossa família. Depois foram apresentados aos pais, as oficinas elaboradas pelos próprios alunos, com a colaboração de seus Mestres.
Adorei principalmente a oficina de Pingue-pongue, onde houve maior participação dos pais, interagindo com seus filhos. Espero que no próximo ano seja mais especial ainda e que possa haver paz e união entre nós.”
Sabrina Cardoso Matias – Aluna do 8º Ano A – Matutino.
Agora, confira algumas fotos do evento.



sexta-feira, 14 de maio de 2010

OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PROJETO JOVENS DE ATITUDE

Nossa Escola está participando do Projeto Jovens de Atitude e está desenvolvendo trabalhos maravilhosos envolvendo nossos alunos no resgate de bons valores.
O Projeto Jovens de Atitude é desenvolvido pelo Instituto Carlos Roberto Hansen em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação de Joinville, através das escolas da rede municipal de ensino. O projeto prevê ações educativas, realizadas em conjunto com o educador de referência e líderes e atitude. Essas ações são focadas na prevenção ao uso de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas.
O projeto conta com facilitadores, que trabalham diretamente com os professores (Educadores de Atitude) e alunos do 6º ao 9º ano (Jovens de Atitude). Sob orientação de um Grupo Gestor, os facilitadores promovem ações semanais na escola, tais como:

* Sensibilização da comunidade escolar;
* Seleção de alunos e professores participantes;
* Capacitação dos Educadores e Alunos de Atitude;
* Plano de Ação, com atividades periódicas;
* Supervisão Semanal para Alunos e Educadores;
* Apoio nas ações preventivas;
* Apoio nas oficinas pedagógicas.

Confira o slide de algumas fotos do nosso projeto!!



Confira o depoimento da professora Inês!
Quando perguntamos à professora de Língua Portuguesa, Inês Maria Caetano, a respeito da ideia de fazer a atividade com os pássaros ela relatou que foi boa porque surgiu da troca de experiências entre os professores.
Com relação ao trabalho realizado, os pássaros construídos de cartolina representam a liberdade e a gaiola representa a prisão.
A respeito da participação dos alunos, foi boa e os mesmos gostaram. Primeiramente deram as ideias do que eles não gostam na escola e posteriormente, o que gostam.
Relatou ainda que, gostou de realizar o trabalho, pois pode ter a oportunidade de conhecer ideias diferentes dos alunos.

Depoimento: Profª Inês Maria Caetano
Digitação, formatação e publicação: Danielly L. Kniess e Suellen Fernandes.
Supervisão: Profº Tiago Nesi Trento
Fotos: Profª Fátima Cristina Camargo M. Corrêa